20 de Novembro, Dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra

28 nov, 2023

Mestre Raimundo Irineu Serra nasceu e foi criado no interior do Maranhão, local caracterizado pela forte ancestralidade de origem africana e indígena, e que define a identidade local de inúmeros quilombos e povoados rurais. O menino Irineu nasceu na última década do século XIX, no município de São Vicente Férrer, da Baixada Maranhense, em meio ao contexto histórico de resistências, lutas e da então recém-anunciada “abolição da escravidão”.

Aquele solo é fértil em devoções e ali convivem diversas expressões culturais no arranjo entre as matrizes de origem africana e indígena com o catolicismo popular. A transmissão oral dos saberes tradicionais acontece de geração em geração, honrando a memória dos antepassados. Outros grandes mestres da cultura popular também nasceram em São Vicente Férrer, como é o caso do Mestre Felipe de Sibá, com o Tambor de Crioula, tradição perpetuada nas danças e cantos em louvor ao santo preto, São Benedito.

O 20 de Novembro, Dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, também é data para relembrarmos mais uma vez o homem que veio de longe, com os ancestrais africanos, religando a religiosidade do Maranhão e da Amazônia, curando e ensinando, do Brasil para o mundo: Raimundo Irineu Serra.

A herança afro-maranhense do nosso Mestre é raiz fundamental na sustentação da grande árvore sombreira, Mestre-Império Juramidam.

Texto: Lucas Kastrup Rehen, pesquisador e Doutor em Antropologia, autor da Exposição “Baile de São Gonçalo: retrato da Baixada Maranhense”, que resgata as origens culturais do Mestre Irineu e foi apresentada no Céu do Mapiá e integrada ao acervo da Escola Estadual Cruzeiro do Céu.

Posts Recentes

50 Anos ICEFLU
Novos Valores de Contribuição para 2024
31 Anos Mensageiros da Luz
Santo Daime Informa nº 33
Aniversário de 90 anos Madrinha Júlia