A Comunidade
Somos uma comunidade daimista filiada a Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal – Patrono Sebastião Mota de Melo – ICEFLU, composta por 10 famílias denominada Associação Espiritualista e Ambientalista Rainha da Floresta.
Vivemos em uma área de 18 hectares localizados no vale de Santa Bárbara em Ana Rech, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Nossa proposta é cultivar nossa doutrina e viver em harmonia com a natureza, zelando pelo meio ambiente. O Arroio Santa Bárbara corre em nossa propriedade e um de nossos principais projetos é a preservação do arroio.
SANTO DAIME EM CAXIAS DO SUL
O Santo Daime começou sua trajetória em Caxias do Sul no início dos anos 90, a partir de um primeiro Daime trazido da Amazônia por um caxiense. Com um pequeno grupo de amigos, passaram a se reunir, cantando os hinos e trocando suas experiências – novas para todos eles.
O pequeno grupo passou a ter alguma organização quando um religioso kardecista de São Paulo, José Carlos Barbosa, veio trabalhar e se instalou em Caxias e levou algumas pessoas a tomar Daime, primeiro em um centro de Daime em Viamão, depois na comunidade do Cantagalo, em Porto Alegre, dirigida por Flávio Paim, onde também tiveram o primeiro contato com Ênio Staub, dirigente da pioneira comunidade de Florianópolis, a partir da qual foram se formando as comunidades do Santo Daime no Sul do país.
Com o apoio e a orientação do Ênio, o grupo de Caxias passou a se organizar, reunindo-se e realizando trabalhos em diversos locais até se instalar oficialmente, sob a direção de Fabrício Longaray, no vale de Santa Bárbara, no Distrito de Ana Rech, no interior do Município de Caxias do Sul.
Fabrício Longaray, que teve sua formação na sede central do Céu do Mapiá, junto ao Padrinho Alfredo e outros padrinhos da Doutrina, é ainda hoje, junto com sua esposa, o dirigente da nossa igreja, conhecida como Comunidade Mensageiros da Luz, e legalmente como Associação Espiritualista e Ambientalista Rainha da Floresta, ligada à ICEFLU cujo patrono é o Padrinho Sebastião Mota de Melo. Em 2017 foi inaugurada a casinha do feitio e a partir de então o grupo passou a produzir seu próprio Daime.
Nossa Comunidade é composta por 10 famílias e vivemos em uma área de 18 hectares com uma proposta de cultivar a Doutrina, vivendo em harmonia com a natureza e zelando pelo meio ambiente. O Arroio Santa Bárbara corre em nossa propriedade e, além de preservamos o Arroio e sua cascata de 25 metros (no meio da qual existe uma caverna onde moravam índios caigangues), nossa Associação de Moradores criou e mantém, através do SOS Mata Atlântica e do Instituto Chico Mendes, uma RPPN-Reserva Particular de Patrimônio Natural, com fauna e flora preservadas.
A Mensageiros da Luz, estabelecida oficialmente como igreja em 24 de Abril de 1993, se sente honrada em estar inscrita como umas das primeiras comunidades do Brasil, e contribui, com seu trabalho e dedicação, na expansão e no engrandecimento da Doutrina do Mestre Irineu, nosso amado e eterno Império Juramidam.
Clique aqui e conheça um pouco mais da história da nossa doutrina.