Conheci o Padrinho Alfredo em 1982 no Rio do Ouro. Por essa época, ele acabara de receber o hino 116, “O som da Cachoeira”, voltando de uma viagem a Lábrea. Desde o meu primeiro encontro com ele, fiquei muito impressionado com a sua educação, humildade e delicadeza. No entanto, por detrás daquela simplicidade e daquele sorriso, se pressentia um halo de profunda sabedoria. Era visível que eu estava ali diante de alguém que, apesar da mesma idade, já detinha uma autoridade espiritual reconhecida por todos.
Voltando do Rio do Ouro, já trazendo o Daime para Mauá, pude acompanhar mais de perto a trajetória do Padrinho Alfredo, sua coragem, determinação e sabedoria na condução dessa bela e espinhosa missão que lhe foi confiada pelo próprio Padrinho Sebastião ainda em vida. Seu hinário, o “Cruzeirinho”, logo me cativou, pela abertura, profundidade, lirismo e uma fina sensibilidade ecológica. Nessa medida, fortaleceu o diálogo ecumênico do Santo Daime com outras tradições religiosas.
Coube também a ele a grande responsabilidade de ser um dos principais fiadores do sonho comunitário do Padrinho Sebastião. Sem dúvida essa foi a sua tarefa mais difícil e às vezes até mesmo ingrata. Tanto pelo peso de que essa missão se reveste, quanto pela complexidade das questões espirituais, sociais, econômicas e toda sorte de desafios que vieram à tona com o crescimento e a diversificação da comunidade no decorrer das últimas décadas.
Hoje, mesmo mais maduro e mais idoso, o Padrinho Alfredo continua ativo, permanecendo um exemplo para inspirar as novas gerações. Sua “Nova Dimensão” traz essa chamada para os jovens que irão continuar nossa missão espiritual. Muito importante que todos se espelhem nele para que os que estão chegando agora possam ter a mesma confiança e segurança que nós tivemos há mais de 40 anos atrás, quando iniciamos a caminhada nessa Santa Doutrina.
É uma grande honra para mim poder continuar ombreado nessa Obra com meu querido irmão, companheiro, professor, compadre e Padrinho Alfredo.
Nesse seu 74º aniversário ele merece todo o nosso reconhecimento, carinho e respeito. Saúde e vida longa ao nosso presidente, que Deus continue iluminando seus passos!
Texto: Padrinho Alex Polari.