Como participar
Para participar é necessário entrar em contato conosco antecipadamente por meio do e-mail ceflues@gmail.com
Preencha e assine a Entrevista de Acolhimento/Termo de Responsabilidade – CLIQUE AQUI PARA BAIXAR.
IGREJA DO CULTO ECLÉTICO DA FLUENTE LUZ UNIVERSAL PATRONO SEBASTIÃO MOTA DE MELO
ORIENTAÇÃO para INICIANTES:
1 – A Doutrina do Santo Daime é uma doutrina espírita e cristã, e que tem como fundamento a bebida sacramental milenar denominada Ayahuasca, também conhecida como caapi e yajé. Para sua preparação, utiliza-se duas plantas: um cipó Jagube / Banisperiopis caapi) e as folhas de um arbusto (rainha/ Psicothria viridis). A combinação de ambas promove um estado de alteração de consciência temporário, que pode nos levar a muitos “insights” e visões, e até mesmo experiências místicas profundas.
2 – A revelação da Doutrina se originou no Acre no início do século passado, por meio da figura do MESTRE RAIMUNDO IRINEU SERRA. Diz a tradição que ele recebeu instruções sobre o uso da bebida e a forma de usá-la diretamente da Virgem Mãe Soberana. Nossa Igreja, a ICEFLU – Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal, fundada pelo Padrinho Sebastião Mota, é uma das principais vertentes da Doutrina do Daime, que foi como o Mestre Irineu rebatizou a Ayahuasca, hoje liderada pelo seu filho Padrinho Alfredo Gregório de Melo. Seus pilares são: HARMONIA, AMOR, VERDADE E JUSTIÇA.
3 – A denominação DAIME vem do verbo DAR. É uma invocação que deve ser feita ao ingerir ritualmente a bebida: “Daí- me força, Daí- me luz, Daí-me amor”. Acredita-se que o que cada um pedir lhe será dado. Como está dito no Decreto do Mestre Irineu do ano de 1970: “Todos aqueles que vierem a procura de recursos físicos, moral ou espiritual, devem trazer consigo sempre, uma mente sadia, cheia de esperanças, implorando ao infinito Eterno Espírito do Bem e a Virgem Soberana Mãe Criadora, que sejam concretizados os seus desejos de acordo com os seus merecimentos”.
4 – Todos os iniciantes devem preencher a ENTREVISTA de ACOLHIMENTO (presencial e/ou online) e assinar O TERMO de RESPONSABILIDADE. Também devem participar de uma REUNIÃO OBRIGATÓRIA (ideal que seja antecipada ao dia da Iniciação), em que tomarão ciência da natureza do trabalho e orientações sobre o mesmo. Se o trabalho for de CONCENTRAÇÃO, ele terá a duração de aproximadamente 4 horas. O de CURA tem a duração média entre 4 e 6 horas. Já os BAILADOS (Hinários oficiais do calendário) podem durar entre 8 e 12 horas. Havendo necessidade de descanso e /ou de um período de interiorização, os fiscais atendentes indicarão os locais apropriados para tal. Pode-se recorrer a eles para qualquer outro tipo de ajuda ou orientação quando necessário. Em todos os trabalhos, pede-se uma postura de silêncio interior, evitando conversas e muita movimentação durante o ritual para não atrapalhar a corrente de energia da sessão e para que cada um possa fazer o seu estudo e introspecção.
5 – Pessoas usuárias de remédios controlados ou portadoras de doenças graves deverão citar esse fato na entrevista, ter o consentimento verbal de seu médico e dependendo do caso, autorização por escrito. Nesses casos recomenda-se que a entrevista seja PRESENCIAL e ANTECIPADA, e INDIVIDUALIZADA. Crianças só poderão participar dos trabalhos autorizados pelos pais e/ou familiares e receberão apenas doses simbólicas até o final da adolescência.
6 – Recomenda-se, alguns dias antes do primeiro trabalho, uma dieta leve e uma abstenção de relações sexuais, bebidas alcóolicas e/ou substâncias psicodélicas. Procurar já neste preparo ter bons pensamentos, palavras e ações para um trabalho mais profundo e proveitoso.
7 – É proibido portar ou usar, durante a cerimônia, quaisquer substância proscrita pela lei brasileira e/ou portar armas branca ou de fogo. Também não é recomendada a utilização de tabaco, rapé e outros estimulantes.
8 – VESTIMENTAS: Recomenda-se o uso de roupas de CORES CLARAS, evitando-se as cores preto/vermelho. Mulheres – saia ou vestido (cobrindo joelhos) / Homens – calça comprida.
9 – Existe uma CONTRIBUIÇÃO para os custos de obtenção do SANTO DAIME, materiais utilizados durante o trabalho e para manutenção da Igreja. A contribuição é voluntária e em caso de impossibilidade de cobri-la, isso deve ser comunicado na portaria da Igreja.
10 – Após o término dos trabalhos, aconselha-se que o visitante permaneça ainda algum tempo nas dependências da igreja, caso ainda esteja sentindo algum efeito do Santo Daime.